Super Mario Bros. O filme (CRITICA)

 Mesmo que agora tenha um certo seguimento de culto, o filme de 1993 em live-action Super Mario Bros., estrelado por Bob Hoskins e John Leguizamo, foi um fracasso de crítica e bilheteria que impediu a Nintendo de licenciar seus personagens de videogame novamente por três décadas. Para o filme Super Mario Bros., a Illumination Animation Studios trabalhou com o produtor e criador da franquia Shigeru Miyamoto para criar uma aventura animada mais fiel aos jogos em que se baseiam.


 Como alguém que cresceu jogando os jogos desde os dias do NES, o filme Super Mario Bros. é uma adaptação bem-sucedida do ponto de vista do fan service. O filme apresenta muitas piscadelas e referências aos fãs de longa data da franquia, incluindo o uso da música tema da série animada Super Mario Bros. de 1989 como o jingle do comercial de encanamento dos irmãos Mario. O filme também apresenta uma participação especial de Charles Martinet, o dublador de longa data de Mario nos jogos de vídeo, que também brinca com o sotaque muito estereotipado do italiano do Mario dos jogos de vídeo.


 Falando nisso, um dos aspectos mais controversos do filme Super Mario Bros. foi a escolha de Chris Pratt, um ator não italiano, para interpretar Mario. Com tudo, Pratt foi bem no papel, apesar de ser sua voz normal com um sotaque muito leve de Brooklyn adicionado. Jack Black foi perfeitamente escalado como arquinimigo de Mario, Bowser, que inclui um hilariante número musical sobre o amor de Bowser por Peach, que também é perfeitamente escalada por Anya Taylor-Joy. Quanto ao resto do elenco principal, Charlie Day e Seth Rogen estão essencialmente interpretando a si mesmos como Luigi e Donkey Kong, e Keegan-Michael Key é praticamente irreconhecível com sua performance muito aguda como Toad.


 Embora o filme Super Mario Bros. seja um filme que os fãs de longa data da franquia de videogame possam apreciar, ele também é claramente um filme voltado para um público mais jovem. O filme de 92 minutos tem uma trama muito básica que provavelmente é mais notável por suas várias filas musicais, como "No Sleep til Brooklyn" do Beastie Boys e "Holding Out for a Hero" de Bonnie Tyler, sendo esta última aparentemente passando por uma renascença em termos de ser incluída em filmes e programas de TV. Além disso, muitas das piadas são engraçadas, mas bastante juvenis, como a piada recorrente de um Lumalee preso (uma estrela azul fofa para quem não jogou os jogos), dizendo coisas incrivelmente sombrias e niilistas.


 Indiscutivelmente, o filme Super Mario Bros. é uma adaptação muito mais fiel dos jogos da Nintendo do que o filme de 1993. No entanto, enquanto adultos que cresceram jogando os jogos provavelmente se divertirão, este é um filme que se concentra em um público muito mais jovem. No entanto, ainda é um filme que vale a pena conferir.

NOTA: 3,5/5



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Melhores Filmes de Terror dos Ultimos 10 Anos (Ordem de Lançamento)

Dungeons & Dragons - Honra Entre Rebeldes (CRITICA)